Knowledge Base: Genco Rio

Genco Rio ❱ Microsoft

SERVER 2012 - CRIANDO ESCOPO DHCP

Configurando DHCP Server no Windows Server 2012 R2

FONTE: http://www.andersonpatricio.org/configurando-dhcp-server-no-windows-server-2012-r2/

December 3, 2014 - Windows Server, Windows Server 2012 / R2 - Tagged: , , - 3 comments



Compartilhe:

0

45

0

0

0


Neste Tutorial vamos mostrar os passos básicos para configurar um DHCP Server.

Solução

Neste Tutorial vamos iniciar após a instalação do serviço de DHCP, temos um Tutorial explicando toda a instalação, segue o mesmo: http://www.andersonpatricio.org/instalando-o-dhcp-server-no-windows-server-2012-r2

Após feita a instalação do serviço de DHCP no Windows Server 2012 R2, podemos clicar no ícone de aviso do Server Manager e depois clicar em Complete DHCP configuration.

image

Na primeira página, um sumário do que será feito para configurar o servidor será mostrado. Basicamente vamos criar dois grupos no servidor local para gerenciar o DHCP e o servidor em questão será autorizado no Active Directory, sem tal autorização o mesmo não pode atribuir IPs para os clientes. Vamos clicar em Next.

image

Na página Authorization. Temos que usar uma conta com permissão suficiente para autorizar servidores DHCP no Active Directory, vamos manter o usuário logado (que é o administrador) utilizando a opção Use the following user’s credentials e vamos clicar em Commit.

image

Na página Summary. Teremos um sumário de todas as ações realizadas e na tela abaixo podemos ver que foram feitas com sucesso, clique em Close.

image

Podemos verificar as mudanças abrindo o Computer Management do servidor local e podemos perceber dois novos grupos que foram adicionados como parte do processo.

image

Gerenciando o DHCP Server..

Temos diversas formas de acessar o DHCP Manager que é o utilitário para gerenciar o serviço DHCP, a forma mais simples é clicando em DHCP no lado direito do Server Manager e na lista de server da direita, clicar com o botão direito no servidor que possui o serviço e clicar em DHCP Manager.

image

Uma outra forma é rodando dhcpmgmt.msc a partir do executar ou prompt de comando.

Criando um novo escopo..

Agora que já temos o DHCP instalado e autorizado precisamos criar o primeiro escopo, que basicamente irá definir o range de IPs e algumas configurações específicas para os clientes que utilizarem tal escopo. Um servidor DHCP não está limitado há apenas 1 escopo.

Vamos clicar com o botão direito em IPv4 e depois vamos clicar em New Scope…

image

Na primeira página do assistente vamos apenas clicar em Next.

image

Na página Scope Name. Vamos definir um nome para o escopo e uma descrição, no exemplo abaixo este escopo será utilizado pela rede de clientes do nosso ambiente, clique em Next.

image

Na página IP Address Range. Aqui definimos o escopo que será utilizado pelo DHCP Server para atribuir IP para os clientes, o primeiro IP será o 192.168.10.120 até o 192.168.10.140, e também devemos definir a máscara de sub-rede que será utilizada pelos clientes. Clique Next.

image

Na página Add Exclusion and Delay. Aqui podemos definir um bloco de IPs que será excluído e que não será distribuído para este servidor, lembre-se que estamos usando do IP 120 até o 140, então faz sentido adicionar um exclusao dentro do intervalo que está sendo oferecido.

Um exemplo quando podemos usar intervalos de exclusão, é quando criamos um intervalo de IPs de .5 até .254 (praticamente todo os números possíveis) e sabemos que todas impressoras que sao estáticas estão entre os IPs .50 e .70, neste caso a exclusão se torna uma ótima opção a ser utilizada porque facilita administração.

image

Na página Lease Duration. Aqui definimos quantos dias/horas/minutos um cliente irá ficar com IP que foi concedido pelo servidor DHCP. Durante o período definido aqui há comunicação entre o cliente e o servidor para garantir que o IP está sendo utilizado, o número de dias depende muito da estrutura da rede.

image

Na página Configure DHCP Options. Vamos dizer que não desejamos configurar configurações adicionais neste momento porque na próxima seção vamos mostrar a diferenção entre Options em nível de escopo e servidor. Clique Next.

image

Na última página do assistente apenas clique em Finish.

image

Diferença entre Opções em nível de escopo e servidor…

O serviço DHCP pode enviar mais informações que endereço IP e sub-rede para um cliente através do ítem Options e o mesmo aparece em dois lugares diferentes: em nível de servidor e nível de escopo.

Em nível de escopo devemos apenas colocar as opções realmente necessárias e únicas para o escopo, tais como Gateway.Já em nível de servidor devemos adicionar configurações mais globais que irão servir para todos os escopos do servidor, tais como DNS.

Opções em nível de Escopo…

Para configurarmos em nível de escopo devemos expandir o escopo desejado e clicar com o botão direito em Scope Options e clicar em Configure Options. Na próxima página podemos selecionar os ítens que desejamos configurar em nível de escopo, em nosso caso vamos apenas configurar o default gateway que é definido pelo ítem 003 Router e depois definido o que desejamos vamos clicar em Apply e OK.

image

O resultado da operação pode ser visto na tela abaixo.

image

Opções em nível de servidor…

Agora que já definimos o default gateway em nível de escopo, vamos configurar em nível de servidor o DNS e o nome do domínio para os clientes. Para tanto, vamos clicar em Server Options com o botão direito e vamos clicar em Configure Options…

image

Na nova janela chamada Server Options, vamos configurar inicial o nome DNS do domínio selecionando a opção 015 DNS Domain Name e vamos colocar o FQDN do domínio do Active Directory, em nosso caso apatricio.local.

image

Vamos também configurar os servidores DNS, para isso vamos selecionar o ítem 006 DNS Servers e vamos colocar o(s) IP(s) que serão atribuídos aos clientes. Feito as mudanças, clique em Apply e depois em OK.

image

Resultado iniciais e testes..

Agora que já temos opções criadas em nível de escopo e servidor, podemos clicar em Scope Options e vamos ver que existem dois ícones distintos e eles representam o que foi definido em nível de servidor (segundo e terceiro entradas) e nível de escopo (primeira entrada).

Em uma ambiente com 15 escopos nós economizamos o trabalho de configurar DNS e nome de domínio para cada um dos escopos utilizando um escopo em nível de servidor.

image

O próximo passo é ativar o escopo porque até agora o mesmo não está distribuindo IPs, vamos clicar com o botão direito no escopo desejado e vamos clicar em Activate.

image

Agora no client podemos rodar o comnando abaixo para renovar as configurações de DHCP

ipconfig /release

ipconfig /renew

E depois podemos rodar o comando abaixo para listar todas as configurações e podemos verificar que tudo que configuramos foi passado corretamente para o cliente. Lembrando que na saída do comando abaixo podemos verificar quem é o DHCP Server que o cliente contactou (não é uma boa prática ter 2 servidores DHCP na mesma rede, a não ser que estejam em alta disponibilidade).

ipconfig /all

image

No lado do servidor podemos clicar em Address Leases e vamos ver a lista dos IPs já concedidos e o nome do cliente como mostramos na figura abaixo.

image

Conclusão

Neste Tutorial mostramos como fazer a configuração inicial do DHCP Server e também os primeiros testes do serviço.